A Serra Catarinense impressiona por belas paisagens. Os campos de altitude, repletos de araucárias recortados por grandes cânions e montanhas. Em meio a tudo isso, belas cachoeiras e formações rochosas espetaculares. O turismo rural é a grande atração da região, uma oportunidade de vivenciar a autêntica vida no campo e a cultura local. Os hotéis-fazenda e pousadas oferecem várias atividades ao ar livre. As cachoeiras e cascatas também atraem os turistas, especialmente no inverno, quando suas águas chegam a congelar nos dias mais frios. Outro fator que vem se destacando é a rota turística enogastronômica de Santa Catarina pelos vários rótulos de vinhos produzidos em nossa região.

Hoje, em especial, vamos falar um pouco sobre a história da Vinícola Thera, que vem ocupando destaque nacional com vinhos de excelência produzidos na serra catarinense, e da Fazenda Bom Retiro em geral, com a charmosa pousada boutique e o surpreendente restaurante Thera Wine Bar, que encantam todos que visitam o local. O complexo conta ainda com espaços para eventos, cada vez mais procurados. São 800 hectares ao total, com os vinhedos ocupando atualmente 17 deles. 

Fazenda Bom Retiro

Vinícola Thera, Fazenda Bom Retiro

O Projeto Fazenda Bom Retiro e a Vinícola Thera nasceram em 2013, quando João Paulo de Freitas assumiu a propriedade. No entanto, a maioria dos vinhedos já havia sido implantada nos anos 2000. Hoje a área é de aproximadamente 17 hectares de vinhedos voltados para produção de vinhos com mudas certificadas e originárias da França e da Itália. As variedades vitiviníferas são cultivadas pelo sistema de espaldeiras (fileiras verticais), como as videiras dos melhores rótulos do mundo. Este método permite maior captação de sol e baixa produção por parreira, visando assegurar mais qualidade ao vinho.

Nos vinhedos predominam variedades destinadas à elaboração de vinhos brancos e espumantes, como Sauvignon Blanc, Chardonnay e Pinot Noir, além das uvas Merlot, Cabernet Franc, Syrah, Malbec, Sangiovese, Montepulciano, entre outras cepas. 

Nome da vinícola é uma homenagem à Terezinha Borges de Freitas (in memoriam), carinhosamente chamada de Thera pelo marido Manoel Dilor de Freitas (in memoriam), o visionário empreendedor, pioneiro dos vinhos de altitude de Santa Catarina e pai de João Paulo. As visitações aos vinhedos seguidas de degustações são guiadas por um sommelier e ocorrem quintas às 17h; sextas às 12h, 14h e 17h, sábados 10h30, 12h30, 15h15 e 17h e domingo às 10h30, 12h30 e 14h30.

Degustação de vinhos são guiadas por sommelier

Hoje a Pousada Fazenda Bom Retiro é considerada uma pousada boutique com somente 18 suítes disponíveis, criando um ambiente em que as pessoas se sintam em casa e possam desfrutar do tripé conceitual: Vinho – Arte – Natureza. Além dos elegantes vinhos produzidos no local, o cliente poderá curtir a elaborada gastronomia do Thera Wine Bar que abre na quinta para jantar, sexta e sábado o dia todo (almoço, jantar e petiscos à tarde) e no domingo para almoço e do ambiente descolado do Lounge. Tudo emoldurado pela esplêndida beleza natural da Fazenda Bom Retiro e região. 

Já o master plan da Fazenda Bom Retiro prevê a implantação de diferentes equipamentos, como um condomínio fechado, projeto pioneiro e único no Brasil, um hotel de luxo, spa, espaço de eventos, anfiteatro, centro equestre e até uma pequena vila de apartamentos, chamada de Borgo, com centro de animação e comércios. O conjunto destes equipamentos foi concebido pelo Studio Archea, sob a supervisão direta do arquiteto italiano Marco Casamonti, responsável por obras importantes, incluindo uma das vinícolas mais visitadas no mundo, a Vinícola Antinori, na Itália. 

Residencial Fazenda Bom Retiro

O complexo turístico enogastronômico contempla e abrange uma imensidão de detalhes, capaz de produzir uma infinidade de momentos únicos. Um lugar onde a exuberância cria pequenas obras de arte. Um mundo de sensações, com variedades de cores e sabores. E é em meio à natureza exuberante de uma fazenda serrana e na beleza dos vinhedos dentro de uma vinícola, que surge um lugar para se apreciar e para se viver, o Residencial Fazenda Bom Retiro.

Com conceito contemporâneo, um lugar para desfrutar de um universo exclusivo. O empreendimento está inserido em 38 hectares de área verde e de preservação, repleto de serviços e lazer que vão ampliar suas possibilidades: club house com fitness, wellness, piscinas indoor e outdoor, salão de festas e cafeteria; quadra de futebol society; quadras de tênis e beach tênis; playground; quiosques; trilhas ecológicas; horta comunitária e pomar.

A localização também é estratégica. O município de Bom Retiro é porta de entrada para a bela Serra Catarinense, destino cada vez mais certeiro para escapar dos centros urbanos. O empreendimento está a cerca de 16km do Centro e fica a apenas 20 quilômetros de Urubici e seus múltiplos atrativos.

Vinhos Thera

Exclusividade: a partir dos vinhos base da Vinícola Thera, cada comprador poderá personalizar cortes, cápsulas e rótulos, imprimindo um toque pessoal ao projeto com toda a expertise e suporte da equipe de enologia da Vinícola Thera.

Com tantos adjetivos, o Residencial Fazenda Bom Retiro sintetiza um resgate da relação do homem com a natureza e o prazer que pequenos momentos proporcionam para quem explora a vida ao ar livre.

Surpreenda-se com o que a serra tem oferece de melhor.

www.vinicolathera.com.br