O primeiro evento de kitesurf em formato de travessia de longa distância aconteceu entre os dias 8 e 14 de outubro de 2021 com 500km de percurso.

A chegada foi na badalada praia do Préa em Jericoacora, onde vários condomínios de alto padrão estão sendo lançados para atender a demanda cada vez mais crescente de adeptos do esporte no Brasil e no mundo, nesta que é considerada a melhor praia para a pratica do esporte em todo o mundo.

A prova com cinco etapas e levou os velejadores de São Miguel do Gostoso/Touros (RN) até a Praia do Preá – Cruz (CE). Diversos nomes importantes da modalidade participaram: Reno Romeu (primeiro brasileiro a ganhar um campeonato mundial e recordista do Guinness World Records com mais giros 360º consecutivos em um único salto), Bruna Kajiya (tricampeã mundial de kitesurf), Fernando Fernandes, (atleta paraolímpico, desbravador dos esportes adaptados e um dos maiores kitseurfistas do mundo), Marcela Witt (campeã brasileira de strapless e competidora internacional), Guilly Brandão (3x campeão mundial e 9x Brasileiro), Kauli Seadi (referência em windsurf e kitesurf no mundo). Considerado um dos melhores lugares para a prática do kitesurf no mundo, este trecho do litoral nordestino oferece condições perfeitas para a prática do esporte por pelo menos oito meses ao ano.

Abaixo, o trajeto que os competidores farão durante as etapas:

Foto: Divulgação

As etapas do Campenato de Kitsurf no Brasil

Check in (8/10): São Miguel do Gostoso/Touros (RN) – Kauli Kite Center

1ª etapa (9/10 – sábado):
São Miguel do Gostoso/Touros (RN) > Guamaré/Praia do Minhoto (RN) – 92 KM.

2ª etapa (10/10 – domingo):
Guamaré/Praia do Minhoto (RN) > Icapuí/Praia da Placa (CE) – 130KM.

3ª etapa (11/10 – segunda-feira):
Icapuí/Praia da Placa (CE) > Beberibe/Praia das Fontes (CE) – 87 KM.

4ª etapa (12/10 – terça-feira):
São Gonçalo do Amarante/Porto do Pecem (CE) > Amontada/Praia de Icaraizinho (CE) – 127 KM.

5ª etapa (13/10 – quarta-feira):
Amontada/Praia de Icaraizinho (CE) > Preá/Cruz (CE) – 97KM.

Check out (14/10): Preá/Cruz (CE) – Rancho do Kite

Jalila Paulino, organizadora do Campenato de Kitsurf no Brasil, destaca:

“Entendemos que o kitesurf é uma forma de conhecer o Brasil por uma nova perspectiva, principalmente na modalidade downwind. Velejar somente com força do vento e do kite traz uma sinergia muito forte com a natureza e as belezas do Brasil. Será uma experiência transformadora. É isso que o Sertões Kitesurf promete proporcionar.”

Leia também nossos artigos mais recentes:

Crédito Imagens: André Hanni e Chico Rasta