Jericoacoara é um pequeno paraíso localizado entre lagoas e dunas do Parque Nacional. Localizada no município de Jijoca de Jericoacoara, há 297 km da capital Fortaleza, Jeri, como é carinhosamente chamada pelos moradores, é um dos melhores destinos turísticos do mundo. Não é exagero, e explico porquê!

Já imaginou um local, charmoso, seguro e acolhedor, com pouco mais de 2.500 habitantes, onde a alegria é contagiante e o povo acolhedor 365 dias por ano? Se você pensou Jericoacoara, acertou! A antiga Vila de pescadores, que ainda mantém viva a cultura da pesca, ensinada pelos seus ancestrais de geração em geração, vive agora principalmente do turismo, recebendo mais de 800 mil turistas por ano. O local também é frequentando por pessoas do mundo inteiro que buscam por um lifestyle e diferenciados imóveis de luxo na praia de Jeri.

O dia e a noite do vilarejo

Apesar de ser um pequeno vilarejo, tudo acontece em Jeri. Durante o dia, você pode curtir a praia, o sol, a piscina nas pousadas, ou escolher entre os vários passeios pela região. Entre os mais famosos, estão o passeio leste, passando pela Árvore da Preguiça, Preá, Buraco Azul e Lagoa do Paraíso, principal cartão postal do município com suas águas cristalinas e suas famosas redinhas. Já o passeio oeste, passa pela região do Guriú e Tatajuba. No caminho você pode fazer o passeio de barco e observar os cavalos marinhos, atravessar a balsa até o Mangue Seco, local preferido dos turistas para tirar suas fotos, além de subir e descer dezenas de dunas, aproveitar a tirolesa e seguir em frente até encontrar os restaurantes à beira das lagoas, onde você irá comer peixe, lagosta, camarão, tudo fresco, pescado no dia e preparado pelo povo local com todo carinho e amor.

Quando a noite cai, e as estrelas aparecem, Jeri se transforma. Suas ruas são todas de areia, e não existe iluminação pública. Todo charme da vila vem das luzes de seus empreendimentos, o que torna as ruas e os estabelecimentos um charme à parte. Em Jeri se vê arte e poesia em todos os cantos, basta andar pelos becos que vocês irão encontrar.  

Quando a noite cai em Jericoacoara

as estrelas aparecem, Jeri se transforma.

O associativismo e cooperativismo é muito forte em Jericoacoara. Crocheteiras, transporte, alimentação de rua, ambulantes, caipirinhas, entre tantos outros possuem uma organização e alvará para trabalhar na Vila, e isso a mantém organizada e regulamentada!

Os bons ventos e os esportes em Jericoacoara

Esporte é o que não falta, com suas águas mornas, ventos fortes e constantes praticamente o ano inteiro, a região de Jericoacoara é um dos melhores picos para kitesurf e windsurf do mundo, recebendo turistas do mundo inteiro que vem em busca de aventura e diversão. O longboard também tem força na praia, e todo ano acontece a etapa do brasileiro na Praia Principal de Jeri.

O aeroporto é aqui

Inaugurado em 2017, o Aeroporto Regional de Jericoacoara no município vizinho, Cruz, fica a 36 km da Vila de Jeri, em um trajeto de 45 minutos, atravessando o Parque Nacional de Jericoacoara. Outro caminho frequente utilizado pelos turistas é o aeroporto de Fortaleza, onde fazem o trajeto através de veículos 4×4 até a vila, em aproximadamente 4,5 horas.

Em Jeri tem festa todo dia, de samba ao rock and roll, passando pelo forró e música eletrônica, os bares e restaurantes são um convite para jantar e tomar um drink. Com mais de 300 restaurantes e pousadas, Jericoacoara tem espaço para todos os bolsos e gostos. Culinária internacional, hotéis badalados, há diversas opções para vir e curtir Jeri.

Reserve um tempo, traga o amor da sua vida, a família e os amigos. Jericoacoara lhe espera para momentos de paz e alegria que com certeza serão inesquecíveis.

Matéria escrita por Ricardo Gusso.

Leia nossos últimos artigos