Anualmente acontecem diversos campeonatos esportivos na ilha. Campeonatos de surf, kite, skate, triathlon, corridas de revezamento e maratonas que trazem atletas do Brasil e do mundo inteiro para participar. Mesmo que você não seja um atleta profissional, a prática de esportes dentro e fora d’água são perfeitos por aqui. Para aqueles que gostam de esportes mais radicais, em Floripa existem praias mais desertas, mata nativa, costões, rios e cachoeiras que desaguam no mar, cavernas e um cenário ideal para os amantes de esportes radicais. E para você que faz o estilo mais alternativo, caminhadas na beira mar ou pelas belas praias são de tirar o fôlego com tanta beleza. Abaixo destacamos alguns esportes praticados em Florianópolis, para que você aproveite enquanto você passa alguns dias descansando na ilha:

SURF

Nas praias do Leste e do Sul da ilha e as boas formações das ondas atraem os surfistas, a Joaquina e Mole são as preferidas para a realização de campeonatos nacionais e internacionais. Com ondas altíssimas, as condições do vento e do mar  fazem com que os surfistas aproveitem para realizar várias manobras.

SANDBOARD

É possível encontrar dunas de areia de diversos tamanhos, que são perfeitas para quem gosta de fortes emoções. Na região da Joaquina e Ingleses, você encontra pranchas para alugar e deslizar nas dunas com uma velocidade que pode chegar a 60 km por hora. As dunas mais famosas estão localizadas na praia da Joaquina, próximo a Lagoa da Conceição.

TREKKING

Belas trilhas contornam a ilha e levam a mirantes com ângulos únicos das praias. Considerado um dos mais bonitos de Floripa, a trilha da Lagoinha do Leste leva à intocada praia que dá nome ao caminho, passando por mirantes magníficos, margeando costões. São cerca de três horas de caminhada em meio à mata atlântica. O cenário é simplesmente incrível!

WINDSURF E KITESURF

As águas calmas da Lagoa da Conceição são as preferidas dos adeptos do wind e do kitesurfe, que também marcam presença nas praias do Norte da ilha, em especial em Ponta das Canas e Jurerê. Mas, você encontra pessoas praticando kitesurf em mais de 30 localizações diferentes. Claro que a melhor opção na cidade fica na Lagoa da Conceição. É a lagoa o local preferido dos praticantes de windsurf, vela, caiaque, jet ski e, claro, kitesurf. É o cenário perfeito para iniciantes, pois as ondas não são muito elevadas, e também atende ao público avançado que quer um pouco mais de tranquilidade. 

PARAPENTE

A asa delta é um esporte bastante procurado por turistas em Florianópolis. Pelo céu é possível observar a ilha sob outro ângulo, existem rampas espalhadas pelos morros das regiões norte e leste da ilha.

Lagoa da Conceição
CORRIDA

A corrida  é uma modalidade de esporte que tem ganhado muitos adeptos nos últimos tempos. Os benefícios físicos, psicológicos e estéticos dessa prática são inúmeros e são comuns em todas as regiões da ilha. Na região central, as corridas são ainda mais inspiradoras com o cartão postal da ilha. Anualmente ocorrem dezenas de maratonas na cidade que reúne amadores e atletas profissionais que disputam campeonatos. 

CICLISMO

Aos adeptos do ciclismo, a cidade possui diversas ciclovias espalhadas e que oferecem maior mobilidade. Uma das mais belas e movimentadas é a da Beira Mar norte que todos os dias recebe muitos atletas amadores que saem para dar sua pedalada no final do dia ou até mesmo para ir ao trabalho. Já para os amantes de um pedal um pouco mais radical sugerimos conhecer as seguintes regiões: Praia Mole que apesar do percurso não muito extenso, devido a presença de dois morros que separam as praias, o trecho apresenta um grau médio de dificuldade para ser executado. No Campeche, Armação, Matadeiro e Pântano do Sul, local mais alternativo, permite ao ciclista chegar às faixas de areia. E muitos adeptos da bike aproveitam a SC 401 para treinar para os campeonatos ou maratonas que acontecem no decorrer do ano.

Estas são algumas das opções de atividades que você pode fazer enquanto aproveita alguns dias de descanso por aqui.