Através de criações ancoradas no tema “A casa original” e que resgatam a relação de pertencimento com as manifestações de brasilidade, neste terceiro dia de mostra iremos falar um pouco sobre os projetos dos arquitetos Osvaldo Segundo & Arquitetos Associados, Michael Zanghelini a parceria entre os arquitetos Chara Kokowise e Lucas Vitorino e Fábio Vitorino e Laís Forte que criaram a Casa Pomarde e da Design de Interiores Alessandra Casagrande para a mostra Casacor/Santa Catarina 2021 Manifestações de Brasilidade.
Quarto Suna – Osvaldo Segundo & Arquitetos Associados.
Em parceria com a Reveev, Osvaldo projetou o espaço “Suna” , para a mostra deste ano da Casacor/Santa Catarina 2021 Manifestações de Brasilidade, que significa areia em japonês e assim como o nome é um local destinado ao descanso e a sensação de calma e fluidez. Com 60m² celebra a beleza imperfeita, a dualidade e a impermanência da vida. Emprega uma linguagem que transcende tempo e espaço com diferentes texturas e elementos naturais unidos por tons claros e linhas sóbrias, com pontuações opostas, de tons escuros e linhas curvas. O contemporâneo aliado às raízes culturais, o minimalismo combinado ao tradicional e o senso estético puro embasado à função.
Com planta dividida por um grande pórtico retilíneo e de bordas suaves. Multifuncional, setoriza o ambiente em dois usos, a área de descanso (cama e estar) e a área prática (sala de banho e closet). Usando carpete para demarcar o caminhar da área de descanso, de maior dimensão e convida o caminhar sem sapatos.
Alessandra Casagrande com o projeto Wine Bar Pra Lá de Marrakech
Alessandra é Designer de Interiores e apresenta em sua primeira participação na mostra Casacor/Santa Catarina 2021 um ambiente inspirado na vinicultura e na exuberância da Paris do Saara. Alessandra defende uma arquitetura estimulante e motivacional: “Foi a partir das restrições impostas pela pandemia que tivemos a ideia de conceber um espaço que nos transporte para um outro lugar e cultura. Os estímulos provocados pelas cores, texturas e detalhes enriquecedores nos levam para além deste tempo acinzentado que vivemos. Pra Lá de Marrakech foi concebido para despertar as boas sensações”, explica.
Para o projeto luminotécnico, Alessandra Casagrande se juntou ao prestigiado escritório de iluminação NTZ Iluminação. Desta parceria, surgiu a síntese da luminosidade que se buscava para entregar a atmosfera pensada pela designer: “Procuramos descentralizar a iluminação, saindo do óbvio. Acostumamos a pensar a iluminação sempre com base no teto, porém, em Pra Lá de Marrakech buscamos variações na colocação das luminárias, utilizando as paredes e deixando o teto limpo. Construímos um ambiente sem nenhum embutido no teto, apenas pendentes. Para isso, usamos as luminárias da Ilumina Mundo, charmosas como os belos bistrôs parisienses”, destaca.
Arquiteto Michael Zanghelini e o Loft Naturalle
Michael vem desde a primeira participação na mostra imprimindo a relação direta com a natureza, o que ela representa e principalmente de onde vem e para onde vai. “Estou falando da natureza e suas características. Respeitei a madeira natural, o mármore e seus recortes, as cores que foram surgindo… As pessoas também fazem parte da natureza, como esses elementos, cada uma à sua maneira. O ambiente está apto a receber a todos com as suas características. É um lugar de harmonia, para todos os fragmentos da natureza”, aponta o caminho de suas criações. A elegância quase monocromática da suíte se completa com a cama em couro, também natural. A rouparia foi criada pelo próprio arquiteto, a partir de diversos materiais e balcões em marchetaria.
A madeira segue seu percurso do quarto para o banheiro, separados por uma nostálgica divisória de perfil metálico preto em vidro canelado. A cada passo, revela ou esconde o outro lado. Está neste espaço mais uma ousadia do arquiteto. Grandes placas de mármore em recortes propositalmente rústicos revestem as paredes como uma obra de arte. O ponto de cor mais forte no loft vem da cozinha que deixa de lado somente a versão de serviço para funcionar também como um local de encontro e das reuniões virtuais do home office. Intenso e elegante, o verde Amazônia domina, principalmente, os espaços planejados que reúnem, mais uma vez, uma cuidadosa seleção de artistas visuais catarinenses para a Casacor/Santa Catarina 2021 manifestações de brasilidade.
Projetado para receber, a Casa Pormade valoriza fluidez e sofisticação no habitar
A Casa Pormade é resultado da soma de competências e de criatividade de duas duplas que atendem o mercado de forma independente, mas que se uniram de forma colaborativa nesta Casacor/Santa Catarina 2021. O casal Chara Kokowise e Lucas Vitorino comandam o escritório Vitorino Kokowise Arquitetos e Fábio Vitorino e Laís Forte, que recentemente retornaram de uma temporada em Portugal, onde Laís fez seu mestrado.
Um espaço pensado pelos arquitetos para um morador que prioriza ambientes sofisticados, mas acolhedor para viver e para compartilhar bons momentos com amigos, considerando que, em tempos de pandemia, a casa passou a ser o local dos encontros. O convidado inicia o percurso pela adega ou wine lounge. “Trata-se de um vestíbulo com espaço para harmonização, que recepciona o visitante, conduzindo-o para o estar/jantar integrados, ambiente de relaxamento e descontração”, revela Laís Forte. Em sequência, o visitante segue para a cozinha equipada, que pode ser integrada ou isolada dos demais ambientes a partir do fechamento das portas. “Existe uma ordem de hierarquia e fluidez, na qual a intenção é receber e celebrar com os convidados”, complementa Lucas Vitorino.
Arquitetura de traços requintados em linhas contemporâneas e acabamentos sofisticados, conferem imponência ao espaço, que se revela acolhedor em função das soluções e elementos adotados. A paleta de cores contribuiu para proporcionar essa sensação de aconchego. Os detalhes em dourado, metais, vidros, espelhos, couros, linho e marmorizado branco compõem o sofisticado conjunto. Outro ponto do projeto é a iluminação planejada que reforça o caráter íntimo e aconchegante do espaço. Já na cozinha, a iluminação foi pensada também para auxiliar no manuseio e no preparo dos alimentos. Tudo muito bem planejado para que possa proporcionar conforto ao morador.
Fotos: Fábio Severo e Lio Simas
Leia nossos pots mais recentes:
Comentários