Floripa vem assumindo nos últimos anos um papel cosmopolita, recebendo públicos de várias culturas, regiões e idades que trazem na bagagem novos gostos e temperos. Toda essa miscigenação transforma a Ilha da Magia em um verdadeiro roteiro gastronômico. 

Gastronomia na Lagoa da Conceição 

Considerada um dos mais belos cartões postais da cidade, a Lagoa da Conceição é um lugar de grande importância natural e histórica e que tem a disposição opções de bares, restaurantes e café. Dentre algumas opções, destacamos:

No Canto da Lagoa o Restaurante Mar Massas com sua vista deslumbrante e gastronomia Italiana de ponta. 

Não podemos deixar de falar do maravilhoso Restaurante Dolce Vita do renomado Chef Ricardo Caldas. Nesta época se pode até desfrutar dos maravilhosos funghi porcini que o próprio Chef colhe na Serra Catarinense. Uma verdadeira iguaria.

Ao lado do Dolce Vita destaque para o restaurante tailandês Lagundri do Chef curitibano Marcelo Amaral.

Restaurante Lagundri

Ainda no Canto da Lagoa a aconchegante e deliciosa Pizzaria Basilico com uma ótima carta de vinhos e a lareira que fazem o ambiente perfeito e acolhedor.

Pizzaria Basilico

A Costa da Lagoa é uma comunidade às margens da Lagoa da Conceição, numa área em que os veículos não chegam e que só pode ser acessada por barcos ou trilhas. Além de servir de moradia para muitas famílias, é um dos principais atrativos turísticos da cidade, um passeio imperdível que reúne história, cultura, natureza, belas paisagens e boa gastronomia. Há cerca de quinze restaurantes na Costa da Lagoa, localizados em sua maioria entre as paradas 16 e 19. 

Daremos um destaque especial a um dos mais antigos. O Restaurante Cabral oferece em seu cardápio uma variedade enorme de frutos do mar com uma localização privilegiada, o restaurante encanta pela natureza exuberante e proporciona aos turistas que frequentam a Costa da Lagoa uma atmosfera paradisíaca inesquecível!

Gastronomia no Ribeirão da Ilha 

O Ribeirão da Ilha é um dos poucos lugares do litoral Sul do Brasil que conserva bem os traços da colonização portuguesa. Um passeio até o Ribeirão da Ilha é uma volta aos costumes e à cultura açoriana, preservados tanto na arquitetura das casas como na rotina dos moradores.

A pesca foi, por mais de dois séculos, a principal atividade econômica da região. Hoje grande parte da economia local baseia-se no cultivo de ostras. Os moluscos vêm de fazendas marinhas que estão a poucos metros dos restaurantes e são coletados instantes antes de serem servidos. O Ribeirão da Ilha é o maior produtor de ostras do Brasil e Santa Catarina é responsável por 95% da produção nacional de moluscos bivalves (ostras, mexilhões, berbigões e vieiras) – destino certo para quem quer contemplar um local super charmoso, degustar ostras frescas e preparadas de maneiras típicas. (Fonte: Vivendo Floripa). 

Restaurante Rancho Açoriano

O cenário bucólico e a proximidade com o mar foram a inspiração para a abertura do restaurante Rancho Açoriano. O famoso restaurante era na sua origem um espaço para guardar embarcações e material de pesca, chamado pelos pescadores de rancho. Considerado hoje um ponto de referência da gastronomia ilhoa em todo o país com suas ostras.

Restaurante Porto do Contrato

O Restaurante Porto do Contrato, o mais importante do Ribeirão da Ilha, já era conhecido desde a estada de Sebastian Cabotto em 1526, que foi quem batizou a localidade com o nome Ribeirão e também deu nome a ilha de Santa Catarina. Atualmente a gastronomia é inspirada nos frutos do mar e nos valores históricos deixados pelos açorianos e africanos. 

Ostradamus

Outra opção de restaurante que serve frutos do mar é o Ostradamus Restaurante que conta com um cardápio repleto de pratos à base de frutos do mar que fazem com que turistas do mundo todo queiram se deliciar. Do início das atividades até hoje o Chef Jaime passou por vários desafios, aprendizados, conquistas de prêmios e hoje é considerado um dos restaurantes mais especializados da região. 

No nosso próximo post falaremos um pouco da gastronomia da região Central e norte da ilha…