Olá, estamos de volta para falar mais um pouco sobre a mostra Casacor/Santa Catarina 2021 Espaços de Convívio familiar, que merece destaque por todos os ambientes projetados pelo elenco de arquitetos e decoradores que estão participando da mostra deste ano.

Composto por veteranos e estreantes, eles foram desafiados a interpretar e materializar nas suas ambientações o tema “A Casa Original”, proposto pela organização da Casacor/Santa Catarina 2021. Os projetos deste ano são assinados por profissionais de cidades como Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú, Criciúma, Itajaí e Florianópolis. 

Casa de Aromas, por Leandro Sumar

Assinado pelo Arquiteto Leandro Sumar, a CASA DE AROMAS, espaço projetado para a Mels Brushes Home Fragances. O projeto utiliza diferentes elementos, acabamentos nobres e sofisticados, que despertam o olfato e as memórias de quem passa pelo local. Na sua quarta participação na mostra Leonardo pontua que criou um espaço com diversos estilos, todos eles harmonizados num ambiente totalmente monocromático onde não há distinção de cor e, através disso nasceu um ambiente totalmente harmônico com diferentes estilos. 

Detalhe que chama a atenção é o uso de tecnologias no projeto da Casa de Aromas. A automação está presente na tecnologia por comando de voz, através de uma assistente virtual. A programação permite mexer na iluminação e no difusor de aromas, por exemplo. Todo o projeto é direcionado para os produtos da marca através de expositores, totens, balcões luminosos e uma serralheria que acomoda as fragrâncias. Leandro foca na experiência dos visitantes com a marca e promete fazer uso de tecnologias para apresentar a gama de produtos oferecidos pela grife. 

“A arquitetura só existe quando vemos ou sentimos. Projetar o espaço da Mels Brushes é um gesto de gratidão por todos os momentos que vivemos. Em um ambiente monocromático que não se distinguem cores, elementos e estilos, observa-se a harmonia entre os elementos. O resultado disso é um espaço totalmente preocupado em despertar e instigar sensações, seja ela visual, ou através de uma fragrância que faz lembrar e prosperar momentos” finaliza o arquiteto. 

Arquiteto Leandro Sumar
Foto Rafael Ribeiro

Veredas Autoria Design, por Natália Xavier para Casacor/Santa Catarina 2021

Outro destaque fica por conta da Arquiteta Natália Xavier. O amor ao Brasil está representado no projeto assinado pela arquiteta nesta edição da Casacor/Santa Catarina 2021 Espaços de Convívio Familiar. Em Veredas Autoria Design, por Natália Xavier o DNA do mobiliário brasileiro, com sua diversidade de formas e materiais se destaca através das peças assinadas por profissionais renomados como Aristeu Pires, Alfio Lisi, Ronald Sasson, Maria Cândida Machado, Arthur Casas e da artista plástica Lairana. A proposta, segundo ela, é fazer uma reverência por meio de uma das maiores obras da literatura nacional, o livro Grande Sertão Veredas, escrito por João Guimarães Rosa e que inspira o espaço.

Segundo a arquiteta, “os visitantes podem contemplar peças valiosas e também materiais como a corda de algodão, a palha, o couro natural e madeiras como Jequitiba e Louro freijó, também tipicamente brasileiras, trazem o Brasil e suas riquezas para o ambiente. Destaque também para o mármore tipo Calacatta do qual hoje o Brasil é um dos maiores fornecedores”.

Arquiteta Natália Xavier
Foto Camila Carniel

No projeto de 70m², a arquiteta insere objetos valiosos que se destacam pelo espaço ou pela cor escolhida que também é a cara do Brasil. O tom ‘Grandes Sertões’ remete a um tom terroso, típico dos trabalhos indígenas e que ilustra tons do sertão brasileiro. A tecnologia também está presente no espaço. A automação controla a câmera, cortinas e som tudo a um clique. Aliando conforto, diferentes materiais e tecnologia, o ambiente é um convite ao Brasil e toda a sua riqueza e beleza natural.

Mais do que uma vitrine para a arte dos profissionais envolvidos na criação dos projetos, a CASACOR – uma referência no mercado da arquitetura, design e paisagismo – potencializa a geração de negócios para as marcas patrocinadoras e parceiras na concretização desta exposição, que busca inovar e se reinventar a cada ano. Quem visita a mostra encontra a oportunidade de atualização sobre o que existe de mais atual em acabamentos, padrões construtivos, design de mobiliário, tecnologia e soluções inteligentes em automação residencial e corporativa.

Crédito Fotos dos ambientes: Lio Simas e Rafael Ribeiro

A CASACOR Santa Catarina – Florianópolis segue até dia 12 de setembro, no Espaço +UM, localizado na Rodovia SC-401, nº 6883 e 6977. O evento funcionará de terça a domingo (somente com agendamento). O imóvel conta com estacionamento próprio e gratuito para maior comodidade dos visitantes. 

E nós da Luxury Homes Magazine teremos o prazer de continuar apresentando todos os ambientes para o deleite dos amantes da boa arquitetura, design e decoração.