Nícia Paes Bormann é uma arquiteta modernista brasileira. Se graduou pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 1964. Onde teve o privilégio de estagiar no escritório do renomado Arquiteto Roberto Burle Marx e trabalhar com ele no projeto do Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro e em outros importantes projetos como o Parque em Caracas.

Depois de formada, ela e o marido Gerhard Bormann, também arquiteto, voltaram para o Ceará. Além do laço familiar, outra razão definiu a volta a cidade natal: o início da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1965.

Já aposentada, Nícia Paes Bormann deu vazão a um talento antigo: as artes plásticas. O gosto pelo desenho a acompanha desde criança. Mesmo o curso de arquitetura no Rio era ligado às Belas Artes. Assim foi desenvolvendo a aptidão para a aquarela e hoje nos presenteia com obras maravilhosas.

Para finalizar, Nícia destaca que: “É uma opção de vida. Uma paixão. Eu gosto de criar espaços, enfim, de fazer arquitetura”,

Leia também: