A educação em Florianópolis vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum. Sonhar com uma educação de qualidade permitindo que seu filho conviva em um ambiente acolhedor e seguro, vem se tornando cada vez mais necessário para educação e formação de qualidade. O último ano nos mostrou que quanto maior a qualificação dos profissionais, melhor será o processo de ensino e aprendizagem seja presencialmente ou remotamente.

Florianópolis é considerada uma capital referência em educação e segurança. E, que vem trazendo muitas famílias de outros estados em busca de melhor qualidade de vida. 

Conhecendo a Escola Dinâmica Leste

Reflexo desta procura, surgiu a Escola Dinâmica Unidade Leste. Com o propósito de ser a escola que você sempre sonhou para seus filhos. 

Com mais de 40 anos de experiência na Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio e cinco unidades na cidade (Centro, Jurerê, Primavera, Leste e Norte da Ilha), faltavam as regiões Leste e o Sul da Ilha para que a Escola Dinâmica estivesse próxima a todos os moradores da Ilha de Santa Catarina. 

E foi no coração do Rio Tavares, próxima da natureza, em um terreno de mais 100 mil metros quadrados de área verde, entre figueiras, pés de jabuticaba, muitas outras árvores e um lago, que escolhemos construir a nossa escola. O método de construção tem baixa intervenção no meio ambiente e foi concluído sem suprimir nenhuma árvore. A estrutura foi construída em poucos dias. Através um método de construção moderno e limpo, com mínimo impacto ambiental.

São 15 salas de aula, biblioteca, cozinha experimental, laboratório de inovação, salas de bilíngue e uma área central com lanchonete e espaços de criatividade espalhados por toda a escola.

Você já deve ter sonhado algumas vezes em permitir que seu filho estudasse em uma área verde, rodeada de árvores, frutas, bambuzais, com o som dos pássaros e bem pertinho da sua casa, não? Isso hoje é uma realidade na Escola Dinâmica Leste.

No terreno onde fica a escola você encontra árvores de várias espécies além de um lindo lago, dentro de uma área de mais de 100 mil metros quadrados.

O lago já está pronto para receber as aulas de Coral, Ioga, Música e diversas outras atividades que irão integrar os alunos à natureza.

Ao lado do lago há uma linda área rodeada por bambuzais para contação de história, meditação e até mesmo encontro dos alunos durante o intervalo das aulas.

A escola conta também com uma horta 100% orgânica, em uma área de 1000m² que faz parte da rotina e alimentação dos alunos.

Fizemos uma visita na Escola Dinâmica Leste e conversamos com a Diretora Carolina Diener. Esta unidade ganhou prêmio arquitetônico da NDC – Núcleo Catarinense de Decoração em 2020 é realmente um local que impressiona pela beleza natureza, inovação e aplicação dos conceitos que a escola desenvolve.

“A unidade Dinâmica Leste foi toda desenvolvida de forma sustentável pela Brasil ao Cubo, ela foi construída em outro local para não ter perdas, não derrubamos nenhuma arvore para construção. Estamos construindo um complexo de esporte com o Guga Kuerten que irá ficar incrível.

Temos uma queda d’água onde as crianças podem analisar como a física ocorre na prática, temos uma plantação onde desde a educação infantil e envolvida para observar, experimentar conhecer, e nas turmas mais avançadas já entramos com análises mais profundas em relação a biologia então ela é utilizada como uma ferramenta para os projetos de aprendizagem.

“A escola tem placas solares e isto fica visível para todos, então existem projetos de fundamental que eles estudam o quanto de energia a escola está gerando e gastando, entramos então na parte da sustentabilidade e da matemática, onde as coisas fazem sentido pra eles.”

Método de ensino da Escola

A Escola Dinâmica segue a linha construtivista em seu método de ensino.  
A linha pedagógica construtivista é inspirada na obra do biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget que, em suas ideias de desenvolvimento e aquisição do conhecimento, mostrou que a interação do aluno com o meio em que está inserido é essencial para a formação de um indivíduo crítico e autônomo, completo em aspetos cognitivos, sociais e afetivos. O construtivismo tem como essência ensinar o aluno a aprender. No processo de ensino, o professor acompanha o caminhar de cada um, de maneira personalizada, observando seu crescimento constantemente e fortalecendo cada uma de suas potencialidades. Por serem organizados de formas circulares, espaços de discussões promovem o trabalho em equipe e a autonomia, fazendo com que, antes mesmo de receberem o conteúdo, os alunos busquem, entre si, respostas ou soluções para questões que estão sendo trabalhadas. Estimular a criatividade, a resolução de problemas e desenvolvimento de pensamento crítico, faz com que as rotinas escolares tornem-se atrativas e envolventes. Buscando preparar os alunos para serem protagonistas do seu caminho, pensadores independentes que conseguem se adaptar a qualquer desafio imposto pelo meio e que vive. Outro aspecto adotado pelo método de ensino é a preocupação com inovação, empreendedorismo, saúde e meio ambiente. Preparando os alunos para a vida, independente de qual seja sua opção no ensino superior.

Carolina exemplifica alguns exemplos de como o processo de ensino ocorre na prática

“O planejamento das aulas parte de uma assembleia dos alunos dentro de uma dinâmica de aprendizagem construtivista e depois eles se dividem em vários grupos.

No final precisam ter passado por todos contexto sugerido, assim os alunos aprendem a  administrar seu tempo, trabalhar em equipe. Nesta assembleia aprendam a se posicionar a falar, assim conseguimos ter uma escuta maior daquela criança.

A escola é muito hands on, assim eles aprendem aplicando os conceitos. Todas as disciplina se conectam em torno de um tema escolhido pela turma. A matemática, a escrita, formas, ciência, etc. Montamos os contextos de acordo com o que os alunos estão estudando.

A partir do 9 ano temos a hight school a dupla certificação, com a universidade de Missuri EUA, ela faz parte das 100 melhores universidades do mundo, e os alunos saem com a certificação que possibilita a entrada em qualquer universidade dos estados unidos sem outros testes de proficiência, não há necessidade de toffel ou outros testes.”

Quer conhecer mais de Floripa?

leia o artigo :

FLORIPA, ONDE ESTÃO OS MELHORES BAIRROS PARA MORAR?

Real Estate Sports e Lifestyle