Quem passa pelo centro de São Paulo reparou que alguns prédios antigos estão sendo reformados. Essas reformas são chamadas de Retrofit, levando aos prédios novas tecnologias, design sustentável e muitos outros benefícios. Uma forma inteligente de preservar a história dos prédios antigos que fazem parte dos símbolos da cidade.
De forma simples, retrofit é a modernização de algum espaço que precisa ser renovado, mas preservando as características dos projetos arquitetônicos originais, modernizando, gerando economia e segurança para os moradores. Mas, para que essas reformas aconteçam, algumas regras de segurança devem ser respeitadas e adequadas a legislação vigente. Tudo com o objetivo de recuperar edifícios desgastados, criando espaços de moradia e atualização dos equipamentos de segurança para preservar o patrimônio histórico e arquitetônico. Ações do governo visam estimular o retrofit no centro de São Paulo para que prédios vazios no centro da cidade se tornem moradias.
LEIA TAMBÉM: APARTAMENTOS NOS MELHORES EDIFÍCIOS NO ITAIM BIBI E NOS JARDINS EM SÃO PAULO
A principal promessa da atual gestão é criar estratégias que possam ser rápidas para a aprovação desses projetos de retrofit. Atualmente, os projetos tramitam nos mesmos processos burocráticos das reformas residenciais comuns. Segundo César Azevedo, secretário de Urbanismo e Licenciamento do município. “Vamos tornar o processo auto declaratório, o que deve diminuir o período para noventa dias. Órgãos como o Condephaat e o Conpresp terão prazo obrigatório para responder aos pedidos”. Mas antes de entrar em vigor, as novas regras deverão ter a aprovação dos vereadores. Outra novidade é que a prefeitura deseja dar incentivos fiscais e facilitar as regras de construção para projetos que venham a criar moradias e tenham uso misto (comércios no térreo) no centro. “Será mais fácil e barato fazer as readequações”, explica Azevedo. “Vamos propor descontos no IPTU e no ISS”, ele adianta. (Fonte Veja São Paulo).
Conheça o projeto da Imóvel A Luxury Homes Retrofit Chic
LEIA TAMBÉM:
Comentários