Trancoso Teatro L’Occitane nasceu de uma noite mágica na Bahia e da paixão dos idealizadores, por música e arquitetura dos idealizadores.

Um lugar espetacular! Se você está em Trancoso, você não pode deixar de conhecer o Trancoso Teatro L’Occitane!


REDE LOPES : Estamos em 60 cidades no Brasil com 102 unidades de negócios.

O Festival de Música

O Festival de Música em Trancoso surgiu em 2012 com programação eclética e artistas exponenciais do Brasil e da cena mundial. O Trancoso Teatro L’Occitane é sede do festival que ocorre anualmente em março. A programação supera as expectativas com concertos ao ar livre atividades gratuitas, masterclesses, aulas de iniciação musical e muito mais ao longo do ano.

Um complexo cultural composto por um Palco Aberto – 254m² com mais de 1.000 lugares, um Palco Coberto – 254m² com mais de 1.000 lugares, 8 Salas com tratamento acústico e térmico e muito mais.

Idealizado por arquitetos renomados o Trancoso Teatro L’Occitane é único, exuberante e imperdível!

A história

O arquiteto François Valentiny, antes de iniciar seus estudos na Universidade de Artes Aplicadas de Viena, já sonhava em visitar Brasília, que considerava a obra-prima de Oscar Niemeyer. “Comparado com a Europa, o Brasil representava o novo. Eu nunca imaginaria construir um projeto aqui”, conta Valentiny.

“Mas a vida é cheia de surpresas”, continua. Em 2008, enquanto seu escritório finalizava o Pavilhão de Luxemburgo, seu país natal, na Expo de Xangai, ele viajou a Trancoso para visitar os amigos Sabine e Carlo Lovatelli, fundadores do Mozarteum Brasileiro, que organiza espetáculos de música clássica e contemporânea.

“No meio do paraíso, em uma noite mágica, conhecemos os donos da L’Occitane en Provence, Dominique e Reinold Geiger. Rapidamente percebemos que compartilhávamos aspirações e o amor por este país”, relembra Valentiny.

Nascia o festival Música em Trancoso e com ele, o Trancoso Teatro L’Occitane, que abriga os concertos. Valentiny entrou com a arquitetura, a Mozarteum Brasileiro com a direção artística e administrativa e, a L’occitane com o patrocínio.

“A paisagem de Trancoso é fabulosa e a arquitetura também devia ser. Mas, em primeiro lugar, o design deve obedecer a requisitos de multifuncionalidade e acústica”, diz Valentiny.

Com as formas em segundo plano, desde o primeiro rascunho, o prédio foi definido pela qualidade acústica. Ao redor do palco e das plateias, superfícies brilhantes trazem o som para o interior. Valentiny tem experiência com edifícios dedicados à música. Nos anos 1980 e 90, seu escritório criou alguns centros culturais em Luxemburgo e uma sala de concertos na Alemanha.

Em 2003, veio o mais importante: a casa de ópera em Salisburgo. Batizada de The House for Mozart, ganhou muito prestígio e exigiu projeto complexo. “O festival de Salisburgo é um dos mais importantes do mundo e requer acústica perfeita e logística enorme. Foi quando estabelecemos nossa expertise para teatros”, conta.

No Trancoso Teatro L’Occitane esta qualidade técnica também foi aplicada – mas o que realmente chama a atenção dos visitantes é a arquitetura peculiar. “A inspiração veio das construções arcaicas da América do Sul”, revela Valentiny. Nossa história é, inclusive, de grande interesse pessoal para o arquiteto.

 “O melhor de Trancoso é que as casas mantém seu estilo original, ao mesmo tempo que a população é uma mistura, resultando numa atmosfera multicultural”, resume

VEJA TAMBÉM: Oportunidades de investimento em Trancoso:

Vilas Altos de Trancoso

As Casas -Trancoso