Mudança de comportamento permite trabalhar e morar em cidades diferentes
A quarentena, em razão da pandemia causada pelo Covid-19, trouxe mudança de comportamento em diversos momentos das vidas brasileiras. Uma delas – e de importante impacto social – é o home office. Ele funcionou! A adoção de plataformas que permitem fazer reuniões remotas, que anulam a necessidade de o funcionário estar todo dia no escritório, tem causado uma verdadeira revolução no mercado de trabalho. Diante disso, empresas reavaliam o formato de seus escritórios e os profissionais a qualidade de vida, podendo, inclusive, morar fora dos grandes centros urbanos.
Entre os benefícios do trabalho remoto, além de aumentar a produtividade e a motivação, está nas várias horas perdidas e o enorme stress causados pelo trânsito, no trajeto entre casa e trabalho. O tempo que o colaborador ganha fugindo desse caos, pode ser utilizado de outras formas: como a prática de um esporte, acompanhar a criança no médico ou até mesmo adiantar tarefas e organizar melhor a agenda.
Como resultado, as populações das grandes cidades podem optar pelas cidades que ficam ao seu redor, algumas litorâneas e outras com a tranquilidade do interior. Com a vantagem de terem custo de vida menor, serem consideradas mais seguras e, levando em consideração o vírus, são menos vulneráveis por conta da menor densidade populacional.
Segundo a Imóvel A – considerada uma das maiores boutiques privates do mercado imobiliário – a procura por imóveis nas cidades com mais de 100 quilômetros de distância da capital aumentou, assim como a busca por casas em condomínios fechados, com maior área de lazer e conforto aos moradores, incluindo área reservada para o home office.
Mas, a busca por mais qualidade de vida não é um fenômeno no Brasil, ela antecipou uma tendência já antes percebida, fato percebido diante da melhoria em infraestrutura das vias de acesso, incentivos fiscais para parque industriais no interior, além das já sabidas maior qualidade de vida e menor custo de vida.
“O interior oferece grandes vantagens e, agora com a pandemia, possibilita novas formas de negociação. Olitoral norte de São Paulo oferece ótimas oportunidades, há oportunidade de casas luxuosas, com segurança em condomínios fechado, como Guarujá e Tijucopava. No interior, os mais valorizados do mercado imobiliário, estão Fazenda Boa Vista, Quinta da Baroneza e Fazenda da Grama”, reforça Alexandre Villas, sócios da Imóvel A.
Tem de mudanças que refletem antigos desejos: priorizar o bem-estar na hora de escolher o melhor lugar apara se viver.
Comentários