Como nascem os projetos imobiliários do futuro.
Anywere office, trabalho híbrido, educação a distância e outros assuntos que impactam o comportamento e desenvolvimento da sociedade e como mercado imobiliário vivência e antecipa esta tendência para atender ao nômades digitais.
Cidades digitais e empreendimentos imobiliários planejados para atender uma sociedade com mais mobilidade e conectividade.
A tendência de trabalhar a distância, já ocorre bem antes da pandemia de 2020. Os nômades digitais não chegaram há pouco tempo.
A liberdade que desfrutam os nômades digitais
O acesso a internet possibilitou a liberdade de alguns executivos e profissionais liberais poderem estar em lugares distantes da sede de suas empresas, escritórios e clientes, sem perder produtividade.
No Brasil o estado do Ceará, foi sem dúvida um dos principais destinos, por exemplo, de estrangeiros que já desde a década passada vivem meses longe do frio europeu, trabalhando no clima tropical e ensolarado do nordeste brasileiro, sendo estes, os primeiros nômades digitais vistos por estas bandas.
O lifestyle do nômade digital
O esporte como hobby e qualidade de vida, descompressão do stress e gerador de criatividade também é um fator que fez o Ceará ser adotado por executivos que tem como hobby o esporte a vela, windsurf e kitesurf.
Atualmente, depois de toda a sociedade ser obrigada a usufruir do trabalho remoto, e do home office em função dos lockdowns, este fenômeno consolidou uma tendência.
Hoje existem diversas pesquisas sobre êxodo urbano, trabalho híbrido, anywhere office e nomadismo digital. A tendência vem ocupando especialistas no mercado imobiliário, e no setor público, arquitetônico e urbanístico.
A Lopes Brasil, maior imobiliária do país, com mais de 150 unidades em 60 cidades brasileiras, identificou um aumento de mais de 300% na procura por propriedades de praia e campo próximas a centros urbanos com infraestrutura possível ao trabalho e moradia temporária.
Através de sua subsidiária especialista em imóveis de Alto Padrão, a IMÓVEL A LUXURY HOMES, com sede em São Paulo, a empresa mapeou os principais destinos e projetos que atendem esta demanda.
Segundo Alexandre Villas, CEO da Imóvel A, esta tendência é um fato consolidado.
Em 2019 vendemos na praia do Preá no Ceará ao lado de Jericoacoara 500.000m2 a investidores do mercado financeiro e nossa assessoria originou o Villa Carnaúba projeto que ja vinha sendo pensado antes da pandemia e localizado ao lado do aeroporto de Jericoacoara no município de Cruz. Com infraestrutura de hotel pousadas lotes e casas, conta com salas equipadas para cowork, e experiências que atendem esta demanda. O Empreendimento já tem mais de 50% de reservas e vendas antecipadas.
Novos projetos pensados para o nômade digital
Agora a Lopes está com um novo projeto muito próximo de Fortaleza cujo aeroporto internacional recebe 150 voos semanais da Europa e de cidades como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e demais metrópoles no Brasil e no exterior.
O Projeto Nascentes que promete ser um case de mercado, em desenvolvimento pela Imóvel A Luxury Homes e com a participação da Avek Invest e Caio Calfat Consultoria com estruturação, funding, bandeira internacional hoteleira, planejamento, investimento e vendas previstas para o final do ano.
O complexo denominado Projeto Nascentes, possuirá hotel de luxo padrão internacional, e residências com ate 180m2 entre apartamentos, gardens e coberturas penthouses em uma área de 414.000m2 sobre uma falésia com lagoas naturais 8 meses de ventos alísios e total infraestrutura com salas de conferências para trabalhar, spa, lojas e restaurantes de griffe.
Será com certeza um dos mais exclusivos projetos de luxo da costa cearense.
Comentários